12 MÉTODOS INFALÍVEIS DEPREVENIR DOENÇAS
1- Não deixe que a obesidade se instale."Contê-la é uma necessidade para evitar males como hipertensão, diabetes tipo 2 e doenças cardíacas",alerta o nutrólogo Andrea Bottoni,médico da Clínica de Terapia Nutricional Total do Hospital Santa Catarina,em São Paulo.Um detalhe importante:no mundo inteiro,a obesidade entre as mulheres aumenta de forma assustadora graças à adoção de um estilo de vida até então preponderantemente masculino,que inclui stress no trabalho e sedentarismo.
2-Pare de tratar as gorduras como criminosas. Várias vitaminas, entre elas a valiosa E,que combate os radicais livres,são lipossolúveis,isto é,precisam de gordura para ser absorvidas pelo organismo.Sem falar nas gorduras inteligentes",como os ácidos graxos ômega 3,presentes de forma geral em peixes,e as monoinsaturadas,encontradas por exemplo no azeite de oliva. Elas comprovadamente têm o poder de proteger contra doenças.
3- Inclua fibras na dieta. "Além de fundamentais para o bom funcionamento do intestino, elas também têm um importante papel metabólico, diminuindo a absorção de glicose e colesterol", explica Andrea Bottoni. "E ainda proporcionam saciedade." Em outras palavras: podem ajudar quem está tentando emagrecer!
4- Se for indispensável usar salto alto, alongue diariamente a musculatura da perna. Em uma escada, apóie apenas a ponta do pé. Eleve os calcanhares, mantenha-os assim por 15 segundos e volte à posição inicial. Faça três repetições. "Isso previne o encurtamento dos músculos da panturrilha, que a médio prazo pode causar problemas nos joelhos e dores na coluna e nos pés", alerta a fisioterapeuta Stella Pecin, coordenadora do Centro de Estudos em Psicobiologia e Exercícios da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
5- Não carregue tudo o que tem em casa na bolsa. Se for necessário transportar muito peso, distribua os objetos em duas bolsas e leve uma em cada braço. Assim, você evita que o peso concentrado force o ombro para baixo, alterando a postura e provocando dores.
6- Conheça e explore seu corpo. "Use um espelho para observar as partes íntimas", recomenda a ginecologista Carolina Carvalho, da Unifesp. Quem cultiva esse hábito identifica rapidamente lesões genitais e é capaz de perceber mudanças, mesmo sutis, na cor e no odor das secreções vaginais, que podem indicar doenças.
7- Experimente dormir sem calcinha, especialmente nos dias de calor. Ambientes abafados, quentes e úmidos, como a área genital, convidam à proliferação dos fungos causadores da candidíase. Quanto mais arejada a região, melhor para a sua saúde. Pelo mesmo motivo, evite roupas coladas e de materiais sintéticos.
8- Como o infarto no passado era considerado uma doença masculina,muitas mulheres têm dificuldade em identificar sintomas e perceber que está acontecendo com elas.Fique esperta para dores desencadeadas por atividades banais,como carregar a sacola do supermercado,subir escadas,correr. Como diferenciar a dor causada pela falta de preparo físico daquela provocada por um problema cardiovascular? Se sentir falta de ar e cansaço no peito, e não nas pernas,pode ser um princípio de infarto",avisa Paola Smanio, cardiologista do Laboratório Fleury, em São Paulo.Na dúvida,faça uma avaliação completa,com exames como teste ergométrico e dosagem de colesterol.
9- Alimentos ricos em ômega 3 e vitamina B12, como o salmão e as castanhas, têm potencial para aliviar os desagradáveis sintomas da TPM. Fuja de chocolate, café, cigarro e bebida alcoólica nesse período.
10- Além do papanicolau, que é básico, converse com seu médico sobre a possibilidade de fazer todo ano uma colposcopia, exame do colo do útero, feito com lente de aumento, que permite visualizar lesões microscópicas. Quem recomenda é a ginecologista Ana Paula Santiago, do Hospital São Camilo, em São Paulo.
11- Cultive o hábito de beber pelo menos um copo de água ao acordar, antes mesmo de tomar o café-da-manhã. Essa medida simples pode estimular a circulação sanguínea. O conselho é do cirurgião vascular João José Lopes, do Hospital São Luiz, em São Paulo.
12- Tomar leite continua sendo uma medida preciosa para evitar a osteoporose.Mas não adianta beber um copo no café-da-manhã e achar que está protegida.O consumo diário de cálcio deve ser de 800 miligramas;após a menopausa, a mulher precisa de 1,5 grama por dia. Um copo de leite tem apenas 300 miligramas. Portanto, capriche na ingestão de iogurte, queijos magros (descarte os amarelos,que têm muita gordura) e outros derivados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário