Esse texto foi a introdução que escrevi ao livro da vida de minha mãe, em abril de 2007.
A idéia de transformar os relatos de minha mãe em um livro foi surgindo de mansinho, sem que eu mesma me desse conta. Há alguns meses meu irmão Wilson havia solicitado a ela que escrevesse sobre meu pai para enriquecer a página da família.
Logo depois de recuperar-me de minha última cirurgia, em sua casa, onde ela cuidou de mim com todo carinho e atenção, vindo a ser difícil meu retorno à minha própria casa, deixando-a sozinha novamente, minha mãe entregou-me os rascunhos e eu, atropelada com meu retorno ao trabalho após 60 dias de licença, guardei-os. Os dias foram passando e finalmente, no mês de abril, sentei-me para digitá-los e enviá-los a meu irmão, conforme combinado.
No entanto, ao iniciar a digitação, vi que ali havia muito de sua própria vida e da vida dos dois. Minha mãe sempre teve muita criatividade para a escrita, sendo que na minha infância, era ela quem me ajudava em minhas redações, já que nunca tive a imaginação rica que ela possui.
Nos escritos que eu digitaria a seguir, encontrei a história de nossa família e muitos costumes que valem ser mencionados, para que netos e bisnetos saibam e venham a matar as saudades, quando estas vierem.
O estilo da Dona Olga, é peculiar, inclusive com construções e palavras que atualmente não são muito utilizadas e que procurei respeitar e reproduzir com fidelidade.
Após ter dado cabo de minha incumbência, liguei – lhe para que sossegasse, já que meu irmão já havia colocado o material que ele escolheu dentre as páginas digitadas, na internet.
No domingo seguinte fui almoçar com ela e ela me disse que havia escrito a vida dela. Levei para casa e chorei com muita emoção, ao ver tantos detalhes e momentos de nossas vidas, naquele rascunho relatado com tanto esmero.
E assim, entre teclas, lágrimas e páginas, pensei em organizar esse material e imprimi-lo para que ela o tivesse em mãos, sempre que quisesse.
Pensei em fotos de vários momentos de sua vida, receitas e fui conversando com ela, sobre o título que ela daria, se fosse realmente escrever um livro.
E aqui está, com simplicidade e carinho, para que ela possa apresentar para quem desejar, o conteúdo de uma vida cheia de amor e dedicação.
Sônia
Maio / 2007
Nenhum comentário:
Postar um comentário